domingo, 28 de junho de 2009

Explicando a Cirurgia de Fobi Capella

A idéia aqui é explicar, para quem não sabe, um pouco sobre o tipo de cirurgia que vou fazer.

O tratamento cirúrgico, também conhecido como Cirurgia Bariátrica está baseado fundamentalmente em três modalidades técnicas:

-> Restritivas: visam diminuir a capacidade volumétrica do estômago;
-> Desabsortivas: objetivam atingir a perda de peso pela incapacidade do intestino de absorver os nutrientes;
-> Mistas: associação das duas modalidades anteriores. A cirurgia pode ser feita tanto por técnicas convencionais como por videolaparoscopia. Os procedimentos mais utilizados atualmente são:

x Operações que promovem uma má-absorção intestinal global
- By-pass jejuno-ileal
- By-pass jejuno-colônico

x Operações predominantement disabsortivas
- Derivação Biliopancreatica com Gastrectomia parcial (Scopinaro)
- By-pass Gástrico Distal
- “Switch” Duodenal

x Operações que combinam a restrição gástrica e má-absorção
- By-pass Gástrico associado a Y de Roux com anel (Fobi-Capella)
- By-pass Gástrico associado a Y de Roux sem anel (bypass simplificado)

x Operações de restrição gástrica
- Gastroplastia Vertical com Anel
- Banda Gástrica Ajustável


A técnica escolhida para a minha cirurgia foi a de FOBI CAPELLA que hoje é a mais executada em todo mundo!

Vamos detalhar esta cirurgia especificamente:

Bypass Simplificado Tipo Fobi-Capella

O que é a Operação de Bypass Simplificado Tipo Fobi-Capella?

É uma cirurgia para o tratamento da obesidade, realizada por vídeo laparoscopia ou por via convencional na qual se realiza uma grampeamento com secção do estômago ( formando a gastroplastia ou câmara gástrica), reduzindo sua capacidade em mais de 80% , em seguida, é colocado um anel de silicone em volta das gastroplastia e é feito um desvio (Bypass) do intestino de cerca de 1 metro (ele tem de 4 a 7 metros), por fim, a gastroplastia é ligada ao intestino desviado (gastroentero anastomose), para que a comida possa passar novamente. Quem deve ser operado?


• Pacientes com um IMC > 40
• Pacientes com IMC > 35 que apresentem co-morbidades

• Pacientes que avaliados por médico experiente em matéria de tratamento da obesidade, tenham pequena probabilidade de sucesso com medidas não cirúrgicas

Como Funciona?

Essa é um tipo de operação mista com componentes que proporcionam restrição e de má-absorção alimentar, com predomínio da restrição pelo fato de existir o anel de silicone em volta da gastroplastia que impede que a mesma dilate ao longo do tempo e de o Bypass intestinal ser proximal (mais próximo do início do intestino delgado, no jejuno), com cerca de 1 metro.O alimento chega ao estômago e distende a pequena câmara gástrica formada com a operação e induz uma plenitude ou saciedade com pequenas quantidades. O alimento passa lentamente para o intestino onde se processa a digestão. A restrição é dada pela pequena câmara gástrica que se distender além do seu limite (que é menor do que na gastroplastia sem anel) o paciente sentirá mal-estar, podendo vomitar. Caso haja uma sobrecarga de alimentos ou líquidos hipercaloricos (leite condensado, milk shake, sorverte...) isso vai irritar o intestino e provocar diarréia, fazendo com que esse tipo alimento não seja absorvido totalmente.

Como é o pós-operatório?

A maioria dos nossos pacientes tem alta em cerca de 30-36h após a operação, durante 30d a dieta é liquida e após isso vai-se aumentando de modo gradual a variedade e quantidade. A volta completa das atividades se da em torno de uma a duas semanas.

Quais são os resultados na perda de peso?

A operação de Fobi-Capella, resulta numa perda média de cerca de 70-80% do excesso de peso ou de 35-40% do peso total. Por exemplo, um paciente com 140Kg, 1.70m e 48 de IMC, tem cerca de 65Kg de excesso de peso deve perder cerca de 52Kg, indo para 88Kg.

Claro que depois da informação acima dá uma vontade danada de fazer conta né... Bom, minha altura é 1,92m e meu peso hoje está em torno de 148Kg, o que dá 40 no IMC. Se formos pela perda do peso total eu devo chegar a 89-96Kg. Caraca, impressionante, não? Pois é... Fazendo as contas meu IMC estará entre 24 e 26.

Já que estamos falando sobre técnicas da cirurgia e eu acabei fazendo contas de IMC, vamos recordar as faixas do IMC:

x Até 25: Normal
x De 25 a 30: Sobrepeso
x De 30 a 35: Obesidade GI
x De 35 a 40: Obesidade GII
x Acima de 40: Obesidade GIII ou Obesidade Mórbida

Escrevendo isto agora me toquei de um dos motivos pelos eu era contra a cirurgia. Pô, não podia achar um outro nome melhorzinho não? Caraca, “mórbida” é sinistro! O pior é que, pensando muito bem a respeito, é exatamente isto! É mórbida se vc não se cuidar em breve, muito em breve, você acaba passando lá pro outro lado!